TÚNEL DO TEMPO - 1990

Túnel do Tempo - 1990

Imagem dos anos 90 em SP de dia

Enfim, a democratização! Consolidada em 1989 com a primeira eleição direta em mais de três décadas, o Brasil entrava no novo e tão esperado período democrático. No dia 15 de janeiro de 1990, Fernando Collor tomou posse como presidente e começou a implementar uma agenda neoliberal.

O novo plano econômico implementado que tentou tirar o Brasil dos índices exorbitantes de inflação e estagnação econômica continha medidas drásticas e arriscadas. Esse e outros fatores culminaram no impeachment do presidente em 1992 e deixaram o país em profunda recessão.

Com o fracasso da retomada econômica, a dificuldade de obter créditos e o desemprego elevado, o impacto socioeconômico atingiu diretamente a população e os negócios país afora. Apesar do cenário, a década trouxe ao Anhembi alguns shows e personalidades que ficaram para a história.

Fidel no Brasil

Em 1990, com as relações diplomáticas do Brasil se adaptando ao novo cenário político democrático, o Palácio de Convenções recebeu Fidel Castro, presidente de Cuba, após quase 30 anos sem pisar em território brasileiro.

Ele participou das comemorações do primeiro aniversário do Memorial da América Latina, foi convidado e entrevistado no programa Roda Viva, da TV Cultura. No Anhembi, teve encontros com empresários da Câmara de Comércio Brasil-Cuba e líderes religiosos católicos e protestantes.

Foto: Renato Sakab

Imagem da Fidel Castro no Brasil
Imagem da Slash

Foto: Marcos Issa

Música na Passarela

Ainda em 1990, os Engenheiros do Havaí fizeram uma performance com 15 músicas. Mas um dos principais shows da década aconteceu em 1992, com os roqueiros do Guns N' Roses agitando 20 mil pessoas no Sambódromo do Anhembi.

Durante duas horas e meia e debaixo de uma tempestade sem igual, o público assistiu Axl, Slash, Matt, Duff e Gilby tocarem "November Rain", "Paradise City", entre muitos sucessos da banda. A chuva foi tamanha que o segundo dia de apresentação foi prorrogado, e nele 80 mil pessoas, mesmo sem conseguirem ingresso do show, se apertaram no estacionamento do Anhembi para ouvir outros hits como "Sweet Child Of Mine" e "You Could be Mine".

Entre os anos de 1996 e 1998 também foram realizados no Anhembi as premiações da Video Music Brasil (VMB), da MTV. O canal de televisão é conhecido pelo repertório de videoclipes de artistas e bandas nacionais e internacionais, assim como influenciou uma geração de brasileiros em termos de cultura pop e comportamento jovem.

Segmentos Econômicos Prosperam no Anhembi

Entre as feiras de negócios realizados no Anhembi nessa década, as que merecem destaque foram a primeira edição da Comdex Brasil de 1992, marcada pelo início da febre das redes (superservidores, workstations, segurança de redes, etc.) e também dos microcomputadores.

E no ano anterior, a Francal - Feira de Calçados, Acessórios e Artigos Esportivos teve sua primeira edição realizada no Pavilhão de Exposições, onde permaneceu até 2015. Durante esse período, a feira foi bastante elogiada pelos frequentadores, tanto pela facilidade de acesso quanto pelo tamanho do espaço.

Também em 1992, o Anhembi recebeu o 1º Campeonato Paulista de Skate, que também incluiu uma competição de BMX - bicicletas de manobra e corridas curtas com rampas. Nessa época, esses esportes radicais começavam a se profissionalizar no Brasil, tornando o evento no Sambódromo um marco importante.

Imagem da 23ª Francal

Fotos: Divulgação | SPTuris.

Imagem da Competição

Fotos: Helvio Romero.

Imagem das Feiras

Fotos: Divulgação | SPTuris.

Imagem do Desfile Cívico e Militar de 7 de Setembro

Foto: Marcos Issa

Tradição da Independência

No fim da década, o Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo teve a primeira edição do tradicional Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro, em comemoração à Independência do Brasil.

O público recorde alcançou a capacidade total das arquibancadas, de 30 mil pessoas, ultrapassando as expectativas dos organizadores.