TÚNEL DO TEMPO - 2020

Túnel do Tempo - 2020

Foto dos anos 20 em SP durante o dia

Chegou o ano do cinquentenário do Anhembi, celebrado apenas em novembro, o que deixa o complexo de eventos, frequentadores e trabalhadores desse patrimônio da cidade de São Paulo em cima de celebração.

Os desfiles das escolas de samba no Sambódromo que aconteceram em fevereiro, trouxeram a alegria de sempre, contagiando o público nas arquibancadas e garantindo a diversão dos telespectadores que assistiram à transmissão pela TV. Confira na sessão especial a lista completa de agremiações vencedoras da folia no Anhembi.

Missão Humanitária

No entanto, em março, o novo coronavírus acabara de embarcar no Brasil. A pandemia espalhou-se a uma velocidade assustadora por todas as regiões e São Paulo foi um dos epicentros da disseminação da doença pelo país.

Medidas urgentes precisaram ser tomadas e a Prefeitura de São Paulo decidiu, então, transformar o Anhembi, espaço de tantos eventos importantes vistos nas décadas anteriores, em um Hospital Municipal de Campanha, o HMCamp Anhembi. Estava estabelecido mais um marco na história do complexo, agora, com a nova missão humanitária para salvar vidas.

Com menos de um mês de montagem, parte dos 1.800 leitos foram colocados à disposição da população no Palácio das Convenções e, poucas semanas depois, o Pavilhão de Exposições também recebia pessoas infectadas com a Covid-19, atendendo casos leves e de média complexidade.

Felizmente, durante o funcionamento do hospital, entre abril e início de setembro, a lotação não alcançou a capacidade máxima, com pico de 900 pacientes internados em meados de junho.

Fotos: Jose Cordeiro

1 / 4
Foto do campo 1 em SP
2 / 4
Foto do campo 2 em SP
3 / 4
Foto do campo 3 em SP
4 / 4
Foto do campo 4 em SP

Foto 1 do Anhembi Foto 2 do Anhembi

De Hospital Público a Arena de Lazer Aberta à População

Prestes a completar os 50 anos no dia 20 de novembro, o Anhembi teve a área do Sambódromo quase totalmente aberta ao público. É mais um equipamento municipal em funcionamento como Arena de Lazer para a família.

No entorno da pista foram criados trechos para caminhada, corrida e prática de ciclismo. Já no meio da passarela serão demarcadas áreas para os esportes com rede e cesta, como vôlei e basquete.

Na Arena Anhembi, também chamada de Área da Concentração durante o Carnaval, o asfalto liso será utilizado por esportes com rodinhas, como skate, patins e patinete. São cerca de 30 mil metros quadrados somente nesse espaço.

Em breve, novas atividades serão disponibilizadas com a captação de patrocínio, como uma área pet para os tutores trazerem cachorros em um ambiente divertido e seguro. Também há possibilidade de instalação de equipamentos de ginástica, espaço para brinquedos infláveis ou roda-gigante, por exemplo.

Confira mais detalhes neste link.

Fotos: Jose Cordeiro | SPTuris.

Modernização e Ampliação

Paralelamente ao funcionamento da Arena de Lazer, o Anhembi está no meio de um processo de concessão para a iniciativa privada, que cuidará do patrimônio por 30 anos e deverá modernizar os espaços existentes, além de criar novas áreas para valorizar todo potencial de eventos. Leia mais detalhes na página Novos Rumos.