TÚNEL DO TEMPO - 2010

Túnel do Tempo - 2010

Imagem do anos 10 de dia

A década de 2010 foi marcada, especialmente, pelos eventos esportivos, iniciando, inclusive, com a alegria da Copa do Mundo na África do Sul e, quatro anos mais tarde, com sede no Brasil. O país teve ainda competições como a Copa América, em 2013, e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Ao contrário da década de 1990, os eventos internacionais e nacionais estavam em alta. A economia vinha crescendo e a valorização do turismo e do lazer era grande.

Alguns famosos eventos esportivos automobilísticos como a Fórmula Indy, foram sediadas no Anhembi pela primeira vez. No ano de 2011 também foi realizada a terceira edição da Megarampa, o maior campeonato de esportes radicais no Brasil. O grande diferencial do evento no Anhembi foi a distribuição de ingressos gratuitos para o público, que esgotou em apenas 19 horas e teve a presença de dez dos maiores skatistas do mundo em plena pista do Sambódromo.

Outro importante momento ligado ao esporte foi a Virada Esportiva, promovida pela Prefeitura de São Paulo, que teve como um de seus polos de atividades em 2017 o Anhembi, recebendo o evento pela primeira vez!

MegaEventos

Com o sucesso do mercado de eventos nos anos anteriores, os espaços do Anhembi, já em 2010, tinham agendamentos reservados em diversas áreas até 2014!

Naquele ano de 2010 o Pavilhão de Exposições recebeu a Couromoda, segunda maior feira de calçados do mundo, e a mais importante do setor coureiro-calçadista na América Latina, além de outras edições nos anos seguintes.

Em março do mesmo ano, logo depois dos tradicionais desfiles das escolas de samba no Carnaval, que recebeu cerca de 120 mil pessoas no Sambódromo, o Anhembi virou um circuito de corrida. A folia da passarela do samba deu passagem às máquinas de velocidade com a realização da Fórmula Indy. Pela primeira vez em São Paulo, uma das principais categorias do automobilismo mundial aconteceu durante quatro anos consecutivos - até 2013.

Outros importantes eventos desse período marcaram a história do Anhembi, como as feiras da Bienal Internacional do Livro, que duravam em média dez dias e receberam visitação de mais de 700 mil pessoas a cada edição.

O Salão do Automóvel, que marcou a inauguração do Anhembi, continuou sendo realizado até meados da década no Pavilhão de Exposições, marcando o clima de celebração de seu cinquentenário no ano de 2015.

Seguindo o exemplo, o Salão Duas Rodas, principal evento de motocicletas no país, também teve edições marcantes no mesmo espaço durante essa década.

A Feira Internacional da Indústria da Construção (Feicon-Batimat) chegou a ocupar mais de 85 mil metros quadrados e com participação de 750 expositores, apresentando os lançamentos, tendências e soluções eficientes para atender ao exigente mercado da construção e sua crescente demanda.

Além desses, a World Skills São Paulo realizou suas etapas e atividades no Anhembi em agosto de 2015, ocupando todos os espaços do complexo - desde o Pavilhão, os auditórios, salas e halls do Palácio das Convenções até a pista do Sambódromo, que teve uma grande montagem de infraestrutura. O evento é uma das maiores competições de profissões técnicas do mundo, reunindo mais de 60 países dos cinco continentes. Em quatro dias de provas, os competidores simularam desafios das profissões que deviam ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e em grupo para cumprir as tarefas específicas de cada uma das ocupações profissionais.

Fotos: Marcelo lha/Jose Cordeiro | SPTuris

Imagem da formula indy 1 Imagem da formula indy 2 Uma foto do anos 10
1 / 13
Foto do show 1 em SP
2 / 13
Foto do show 2 em SP
3 / 13
Foto do show 3 em SP
4 / 13
Foto do show 4 em SP
5 / 13
Foto do show 5 em SP
6 / 13
Foto do show 6 em SP
7 / 13
Foto do show 7 em SP
8 / 13
Foto do show 8 em SP
9 / 13
Foto do show 9 em SP
10 / 13
Foto do show 10 em SP
11 / 13
Foto do show 11 em SP
12 / 13
Foto do show 12 em SP
13 / 13
Foto do show 13 em SP

Fotos: Marcelo Iha / Jose Cordeiro / Caio Pimenta / Nara de Lima

Palco de Eventos Culturais e de Ciência

O ano de 2011 foi marcado pelo acontecimento de grandes shows e apresentações de artistas em festivais e datas comemorativas. Um dos momentos mais memoráveis foi a performance da cantora Amy Winehouse no Summer Soul Festival, uma das últimas de sua carreira.

Nos anos seguintes, o Anhembi foi palco de festivais de música importantes como Skol Sensation, Pop Music Festival, Festival Nova Brasil FM e recebeu inúmeros artistas e bandas de destaque como The Cure (2013), Justin Bieber (2013), Guns N' Roses (2014), Arctic Monkeys (2014) e o Dj David Guetta (2015), entre muitos outros.

A Campus Party Brasil, edição brasileira de um dos maiores eventos de tecnologia e internet do mundo, foi mais um acontecimento marcante sediado pelo Anhembi na década. No ano de 2012, mais de 7500 pessoas usufruíram das atividades e dos espaços oferecidos pela feira, além de encontrarem as principais novidades de ciência, entretenimento digital e cultura. O evento retornou para o Pavilhão do Anhembi nos anos de 2014 e 2016 a 2019.

Diversidade e Inclusão

A grande variedade de eventos no Anhembi atraiu cada vez mais organizadores de eventos diversificados nos diferentes espaços. Além do Palácio das Convenções, que tradicionalmente é usado para colações de grau, formaturas de escolas e faculdades, o Sambódromo também começou a receber festas universitárias de grande porte.

Outro evento cultural de relevância foi a Oktoberfest, com a primeira edição em São Paulo em 2012, no Pavilhão do Anhembi. Já as edições de 2017 e 2018 tiveram instalações montadas na Arena Anhembi, recriando a festa germânica tradicional com atrações como apresentações de dança, estandes de comidas típicas, concursos de traje típico e uma festa noturna com Djs e bandas.

E uma importante conquista nesta década do Anhembi foi o Selo de Acessibilidade do Palácio das Convenções, recebido em julho de 2013 pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da Prefeitura de Sâo Paulo. O certificado é entregue a toda edificação, pública ou privada, que garanta total acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, mostrando a preocupação do centro de eventos para receber e incluir todos os públicos.

Foto de uma feira em SP

Foto: Jose Cordeiro | SPTuris.