TÚNEL DO TEMPO - 2000

Túnel do Tempo - 2000

Imagem dos anos 00

O início do século XXI foi marcado por intensa agitação no Brasil, não somente pelo fato de uma nova era estar começando, mas também pela expectativa de um país melhor para muitos brasileiros, que se viam esperançosos diante de um amadurecimento democrático.

Nesse novo período que se iniciava aconteceram diversas mudanças nas estruturas políticas, sociais e econômicas do país, as quais refletiram diretamente na perspectiva cultural dos brasileiros. Dessa forma, é notável que ocorreram também transformações positivas nos eventos brasileiros e, na cidade de São Paulo, os acontecimentos no Complexo do Anhembi foram marcantes.

Poder Consumidor

Com melhores condições de trabalho e renda, o poder de compra dos brasileiros aumentou, assim como o interesse da população por bens materiais duráveis, principalmente no segmento de eletrodomésticos e eletrônicos no geral.

Foi nesse contexto que ocorreu a 1ª edição da Super Casas Bahia, já no fim do ano de 2003, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O evento reuniu mais de um milhão de visitantes durante as quase quatro semanas de realização, com participação de dezenas de lojas e entretenimento para o público, na época do ano em que se tem o maior consumo de mercadorias: o Natal.

No ramo geek - quadrinhos, jogos eletrônicos e afins -, aconteceu a 1ª edição do Anime Friends, em julho de 2003, com foco em animação e cultura japonesa. O evento teve origem por conta do grande interesse dos jovens por desenhos orientais conhecidos como animes e mangás.

Imagem da feira

Foto: Jefferson

Imagem de um Evento Religioso

Fotos: Alexandre Diniz | SPTuris.

Religiosidade no Anhembi

A década também foi marcada por eventos de caráter religioso no complexo de eventos. Entre os dias 26 a 28 de abril de 2006 o espaço recebeu a 3ª Visita de Sua Santidade Dalai Lama, líder máximo do budismo desde 1950. A coletiva de imprensa teve mais de 200 jornalistas e o evento principal no Palácio das Convenções contabilizou a participação de cerca de 4 mil espectadores, que assistiram ao seminário "Compaixão e Sabedoria - A Construção da Saúde Pessoal e Coletiva".

Em 2007, o Papa Bento XVI esteve no Brasil entre os dias 9 a 13 de maio para a abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho. A presença do líder católico teve abertura para jornalistas Anhembi, com um grande Centro Internacional de Imprensa instalado no Palácio das Convenções.

Diversidade

No ano de 2007 aconteceu a 14ª edição do Miss Brasil Transex, no Auditório Elis Regina. O concurso elege anualmente uma mulher transexual para representar a beleza do Brasil, e garante a inclusão e visibilidade, além de fornecer oportundades profissionais para essas mulheres, que muitas vezes são subjugadas pela sociedade. Não somente o Miss Brasil Transex é uma competição, como também uma maneira de representar a comunidade trans do Brasil, rompendo com preconceitos neste novo século.

É fato que, graças aos principais grupos de imigrantes que chegaram ao Brasil durante os séculos XIX e XX, a cultura brasileira foi amplamente influenciada pelos mais diversos costumes, tornando o país cada vez mais miscigenado culturalmente. Para celebrar a chegada de um desses grupos, foi marcado por um grande evento comemorativo no Anhembi, o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. O evento atraiu cerca de 300 mil pessoas que puderam apreciar os desfiles, workshops, artefatos culturais, culinária, shows e diversos outros elementos que fazem parte da tradição japonesa.

Imagem da diversidade

Fotos: Divulgação | SPTuris.

Imagem do show 1 Imagem do show 2

Vocação Para Shows

Além disso, a década foi marcada também por shows nacionais e internacionais, sucessos que marcaram a história do Anhembi.

No ano de 2003, o Sampa Festival agitou o público no Sambódromo do Anhembi, com cerca de 30 mil pessoas em dois dias de evento, com apresentações de artistas como: Jota Quest, Kid Abelha, Rappa, Charlie Brown Jr, Skank, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso e CPM 22.

Já em 2007, a banda canadense Simple Plan agitou o público adolescente da época, estimado em quase 15 mil pessoas. Dois anos depois, cerca de 30 mil fãs lotaram o Anhembi para apreciar o show de Elton John, com diversas canções clássicas que levaram a plateia à loucura.

No ano de 2009 a banda de rock Kiss lotou a Arena Anhembi, após os fãs esperarem uma década por um novo show do grupo no Brasil. Com público perto de 35 mil pessoas, a apresentação contou com diversos efeitos visuais - que foram desde fogos a membros da banda "voando" com o auxílio de cabos especiais.

Esses e outros festivais deixaram a marca do Anhembi como um dos principais palcos para shows musicais do país, parada obrigatória de turnês de artistas brasileiros e estrangeiros.

Fotos: Syca Muniz/Caio Pimenta

Feiras e Congressos que Marcaram a Década

Marca registrada do Anhembi, as feiras e os congressos são eventos importantes que reúnem profissionais de diversos segmentos, como moda, medicina, gastronomia, turismo, educação e diversos outros. Durante a primeira década do século XXI, esse tipo de evento aconteceu durante todos os anos, reunindo uma grande quantidade de pessoas e abrangendo as variadas categorias.

Com o desenvolvimento do turismo no Brasil, a hotelaria se aperfeiçoou, trazendo modernidade ao mercado e inovando para oferecer o melhor aos turistas. Foi nesse cenário que aconteceram edições da Equipotel, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, com centenas de expositores apresentando as novidades do setor.

Com diversas edições na década anterior, a Feira Cosmética do ano 2000 aconteceu no Pavilhão de Exposições do Anhembi e reuniu cerca de 500 expositores nacionais e internacionais. Cerca de 70 mil profissionais do setor - industriais, compradores, cabeleireiros e esteticistas - estiveram presentes no evento e conheceram novos produtos do ramo da beleza, com diferencial para a área reservada às matérias-primas e embalagens.

O período também teve vários anos com realização da Office Paper Brasil Escolar - Feira Internacional de Produtos, Suprimentos e Acessórios para Escritórios, Papelarias e Escolas, assim como a 1ª ForMóbile - Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Moveleira, em 2004.

O Salão Internacional do Automóvel continuou forte e atraindo um público grande de fãs de carros. Nesse período, a indústria nacional começara a fabricar veículos em maior escala, baseado na estruturação do setor automobilístico do país.

Além disso, a Bienal Internacional do Livro trazia o lançamento de livros com debates e palestras, alcançando a marca de 800 mil visitantes em 2006 - sendo 180 mil estudantes. Várias personalidades artísticas participaram de encontros sobre os mais diversos temas, como os cineastas Carla Camurati, João Falcão, Adriana Falcão e Roberto Bomtempo, o escritor Rubem Alves, o guitarrista da banda Titãs Tony Belloto, e muitos nomes que prestigiavam a feira no Anhembi.

Imagem de uma escola

Fotos: Divulgação | SPTuris.

Imagem de uma feira durante o dia